Praça da Matriz – Palácio da Justiça

Por: gasometro

dez 09 2009

Tags:, , , ,

Categoria: Centro

Praça da Matriz, monumento a Júlio de Castilhos e Palácio da Justiça - Foto: Cesar Cardia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Praça da Matriz de Porto Alegre, cujo nome oficial é Praça Marechal Deodoro, está localizada no coração de Porto Alegre, e existe desde os primórdios da capital, quando, ainda em 1773, chamava-se Largo do Palácio ou da Matriz.

Estabelecendo-se lentamente, até 1840 não passava de uma elevação erodida, sem qualquer adorno. Nesta década foram então construídas as primeiras calçadas, e em 1858 seu nome foi alterado para Praça Dom Pedro II, por ocasião da visita do Imperador à capital da província. Logo depois foi instalado um chafariz com estátuas de mármore que simbolizavam os grandes rios da Bacia do Guaiba, hoje transferidos para a Praça Dom Sebastião, e resolveu-se dar início à arborização. Entretanto uma fotografia tomada após 1870 mostra apenas poucas palmeiras.

O ajardinamento só foi empreendido de fato entre 1881 e 1883, incluindo 20 oliveiras vindas de Portugal. Em 1885 recebeu um monumento ao Conde de Porto Alegre, depois removido para a praça que leva seu nome. Em 11 de dezembro de 1889 um decreto municipal alterou o nome do logradouro para Praça Marechal Deodoro, que conserva até os dias de hoje.

Em 24 de outubro de 1914 foi inaugurado o Monumento a Júlio de Castilhos, em homenagem ao grande estadista gaúcho Júlio de Castilhos. O monumento em bronze, construído na gestão do governador Carlos Barbosa, foi criado pelo escultor Décio Villares. Cercam a figura central do governante diversas personificações de virtudes como a Coragem e a Prudência, e de valores e instituições como a Educação e o Civismo. Depois disto a praça recebeu grandes melhoramentos, que ficaram concluídos em 1919. Em 1927, onde se localizava o antigo prédio da Assembléia Legislativa, foi construído o primeiro Auditório Araújo Viana para concertos da Banda Municipal, que foi demolido na década de 1960 para erguer-se em seu lugar o Palácio Farroupilha.

Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos. Nas suas vizinhanças imediatas encontramos ainda o Solar dos Câmara, o Museu Júlio de Castilhos, a Biblioteca Pública do Estado e a antiga Casa da Junta, hoje o prédio da Casa Civil, todos em edificações históricas.

Anúncios