Escadaria da rua 24 de Maio

Por: gasometro

fev 10 2010

Categoria: Centro

Rua Vinte e Quatro de Maio - Foto: Cesar Cardia

A Escadaria da Rua 24 de Maio liga os bairros Centro e Cidade Baixa, localiza-se entre as ruas Duque de Caxias – na parte alta do Centro – e Desembargador André da Rocha.

A rua 24 de Maio começa na Rua Duque de Caxias como escadaria para pedestres e termina na confluência da Rua Avaí com a Primeira Perimetral.

O cronista Coruja, nascido em 1806, descreve o então chamado Beco da Fonte como “um beco estreito e ladeirento cujas casas se contavam por unidades”.

Em registros da Câmara de 1833 encontra-se um requerimento de Francisco Jacques Nicoz, residente à “rua da viela da Fonte desta cidade”.

Já em 1841 é registrado um requerimento de José de Souza Costa, o Juca da Olaria, morador da atual Rua Sarmento leite, que emprestou sua primeira designação àquela via pública como “Beco do Juca da Olaria”, solicitando o alinhado de um terreno no Beco do Jacques, nome dado após o escrivão de ausentes Francisco Jacques Nicós ali ter fixado residência.

Em 1845, a Câmara Municipal cogitou seu prolongamento até a Rua Sarmento leite, mas desistiu por não haver recursos para desapropriações.

Em 1879 o nome Beco do Jacques foi alterado oficialmente para Rua Bento Gonçalves, o que pareceu a Coruja uma homenagem irônica ao grande herói da Província.

Uma lei municipal de 1936 alterou novamente seu nome, desta vez para Rua Vinte e Quatro de Maio, em homenagem à batalha de Tuyuty. Todavia, a viela continuou, por muito tempo, conhecida pelo nome popular.

Em 1942, o Prefeito José Loureiro da Silva procedeu obras de alargamento e embelezamento da Rua 24 de Maio, construindo uma escadaria ajardinada, entre a Rua Duque de Caxias e a Avenida André da Rocha.

Referências:

Franco, Sérgio da Costa. Guia Histórico de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade (UFRGS)/Prefeitura Municipal, 1992

Anúncios