Paisagem da janela – 2

Por: gasometro

abr 30 2010

Categoria: Bairros, Independência

Independência/Moinhos - do bairro Rio Branco - Foto: Fernando Azambuja

Rio Branco

A região onde está localizado o atual bairro Rio Branco se chamava Colônia Africana no final do século XIX e início do século XX. Era um dos redutos da população negra de Porto Alegre, surgido por volta da época da Abolição, quando foi permitido aos ex-escravos se estabelecerem nas áreas menos valorizadas e alagadiças das chácaras de famílias como Mostardeiro e Mariante, entre outras propriedades.

Era conhecida como uma zona de criminalidade e, após uma campanha de saneamento, foi urbanizada e recebeu o atual nome, na década de 1920. A população negra foi aos poucos sendo expulsa, pela força da tributação territorial e pela pressão das autoridades policiais, para a região onde estão localizados os bairros Mont’Serrat, Auxiliadora e Petrópolis.

A denominação Colônia Africana sobreviveu no imaginário popular até as décadas de 1950 e 1960. A partir da década de 1910, imigrantes judeus começaram a se estabelecer por ali, a partir do bairro Bom Fim.

Características atuais

Com um comércio diversificado, o bairro abriga um dos pontos mais freqüentados por jovens, à noite e nos finais de tarde, com seus diversos bares, lancherias e casas noturnas. Atualmente, o incremento da construção civil foi responsável pelo aumento do número de habitantes, sem que houvesse uma contra-partida por parte das autoridades com investimentos em infra-estrutura e segurança.

Fonte: Wikipédia

Anúncios