Paisagem da janela – 3

Por: gasometro

maio 10 2010

Categoria: Bairros, Centro, Floresta

Centro - do bairro Floresta - Foto: Cesar Cardia

Floresta

O bairro teve início pela Estrada da Floresta (atual Avenida Cristóvão Colombo), que ligava o centro ao longínquo morro coberto de densa vegetação arbustiva, verdadeira mata virgem. Com o tempo, esta floresta foi virando lenha para os fogões domésticos ou servindo de matéria-prima para madeireiras da região. Assim, o morro foi sendo pelado, a estrada habitada e o bairro foi sendo gerado.

Em dezembro de 1849, no topo do morro ainda bastante arborizado, foi inaugurado um hospital, a Casa de Saúde Bela Vista. Mais de cinquenta anos depois, em 1903, o hospital foi adquirido pelo Exército, tornando-se o Hospital Militar da Terceira Região, que contribuiu para o desenvolvimento urbano da região, mas que atualmente não pertencendo mais aos limites do bairro.

Em 1888 foi construída a Igreja de São Pedro. Com a construção da igreja, em terreno doado por Dona Carmen, uma senhora muito religiosa, a urbanização da região tomou novo impulso.

Com o passar do tempo, observou-se a tendência industrial da região, abrigando, entre outras, as cervejarias Bopp, Sasse, Ritter e Cia. Ltda. e a Cervejaria Brahma. Nas redondezas das fábricas, os funcionários foram construindo suas casas.

Em 1925 o bairro foi remodelado, modernizando sua estrutura.

Características atuais

O bairro possui muitos prédios antigos, em sua maioria das décadas de 1950, 1960 e 1970, tendo os mesmos pouca ou, às vezes, nenhuma conservação. Atualmente, o bairro conta com grande variedade comercial, preservando ainda algumas de suas indústrias, mas não deixou de ser residencial. Outras igrejas foram erguidas, tanto católicas como protestantes, respeitando a homogeneidade de seus moradores.

A Floresta é conhecida principalmente pelo alto índice de prostituição, tanto nas avenidas principais quanto em ruas paralelas. Ali se localizam boates, além da chamada “prostituição de rua”, à noite.

Muitos empreendimentos de grande porte, como o Shopping Total e o Shopping Floresta, bem como a migração de muitas empresas de médio porte, estão contribuindo de forma significativa para o melhoramento do bairro.

Outro fator importante é a proximidade do bairro com o centro da capital gaúcha, proporcionando às empresas e aos seus moradores facilidades no manejo e logística.

Fonte: Wikipédia

Anúncios