Bar Ocidente

Por: gasometro

abr 18 2011

Categoria: Bairros, Bom Fim

Osvaldo Aranha esquina João Telles - Foto: Cesar Cardia

Faltavam cinco anos para que a ditadura desse seus últimos suspiros e cinco dias para o assassinato de John Lennon quando o bar Ocidente abriu, dia 3 de dezembro de 1980, em Porto Alegre. A localização do antigo sobrado ajudava: Avenida Osvaldo Aranha, Bom Fim – o bairro em que as idéias se agitavam e os intelectuais se encontravam para beber, beber, beber, comer barato & discutir; já há muito tempo era tradição ir ao Fedor, na esquina da Felipe, e ao Alaska, na “Esquina Maldita” da Sarmento Leite. Assim, foi natural que surgisse em meio a esse ambiente animado outro ponto na esquina da João Telles.

Os anos 80 se caracterizaram por uma assombrosa sucessão de bandas musicais e/ou performáticas em shows muitas vezes insólitos que podiam ser, na sua maioria, acompanhados da rua pelas janelas abertas.

Boa candidata a tombamento pelo Patrimônio Histórico, a casa que abriga o Ocidente foi erguida em meados do século 19; o projeto avança quatro palmos a mais que o alinhamento permitido pelo Plano Diretor. Foi uma das primeiras construções em alvenaria do bairro Bom Fim e contemporânea à Capela que originou seu nome.

A construção, de estilo colonial português, possui porão alto, paredes rejuntadas com barro, características da época. Por seu estado precário de conservação, já em nossa instalação, sofreu intervenção severa, com troca total da cobertura e posterior descarte de toda a madeira original, comprometida pelos cupins. A integridade da fachada foi restaurada na década de 1990 pelo arquiteto Otávio Urquiza Chaves, que redesenhou elementos decorativos no pavimento térreo, dando alguma ordem à abertura das vitrines e portas, realizadas durante as décadas anteriores, sem nenhum planejamento.

Fonte: página do Ocidente

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: