Sede da AGAPAN

Por: gasometro

jun 22 2011

Categoria: Ambiental, Cidade Baixa

A destruída sede da AGAPAN na esquina da Av. Aureliano de Figueiredo Pinto com Av. Praia de Belas - Foto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – AGAPAN, fundada por José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Hilda Zimmermann e Flávio Lewgoy, entre outros, é a primeira organização ecológica do Brasil e da América Latina, cujo aniversário foi comemorado no dia 27 de abril.

Na tarde da segunda-feira, 6 de junho de 2011, logo após o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo, dia 5, integrantes da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) foram surpreendidos com a notícia de destruição de sua Sede, situada na esquina das avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto e Praia de Belas. Com alvará provisório, concedido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), a Peruzzato & Kindermann contratou a empresa de demolição Gilberto Bexiga, que invadiu uma área pública e destruiu o patrimônio da Agapan, que tem cessão de uso expedido pela própria Prefeitura à Agapan por 20 anos, a contar do início de 2002. “Tínhamos uma sede construída, com telhado verde e onde desenvolvíamos testes de tijolo ecológico, feito a partir de argila”, diz José Guilherme Fuentefria, arquiteto e conselheiro da Agapan, responsável pelo projeto de construção de uma sede, com base em técnicas sustentáveis, que estava em finalização.

Leia mais aqui: http://agapan.blogspot.com/2011/06/louro-e-plantado-no-terreno-da-agapan.html

AGAPAN, na Wikipédia

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: