Contrastes de Porto Alegre

Por: gasometro

jan 14 2013

Categoria: Ambiental, Bairros

Abertura:f/6.3
Comprimento Focal:98mm
ISO:200
Disparador:1/640 seg
Câmera:NIKON D7000
Arena do Grêmio – Foto de Eduíno de Mattos

O novo estádio do Grêmio é um moderno estádio multiuso, inaugurado no dia 8 de dezembro de 2012 com um grande show e uma partida amistosa entre o Grêmio e o Hamburger Sport-Verein, vencida pelo dono da casa por 2 a 1.

Localizada no bairro Humaitá a construção da Arena causou muitas discussões, tanto entre associados como entre ambientalistas. Com a construção do estádio o Grêmio entregará a área do atual estádio Olímpico localizado no bairro Azenha por uma valor aproximado de 60 milhões de reais e assume uma dívida de 540 milhões, com prazo de 20 anos para ser quitada cedendo 35 % das receitas do novo estádio.

Nos anos 70 o local era um banhado que foi aterrado com lixo, em área de preservação (orla do Guaíba), o que preocupa muitos ambientalistas.

No local existia, antes da construção pela empresa OAS, uma escola técnica que foi removida. Era a única escola técnica da região.  Outro motivo de grande polêmica é a infraestrutura e pavimentação das vias de entorno do estádio e que ficariam sob a responsabilidade da construtora, que também construirá um complexo de edifícios residenciais e comerciais ao lado do estádio sem a participação do Grêmio, mas isso teria sido assumido pela prefeitura municipal.

Novo empreendimento - Foto de Eduíno de Mattos

Novo empreendimento – Foto de Eduíno de Mattos

A pavimentação, drenagem, ampliação da rede de água potável e esgoto cloacal são obras que só se justificam em face da existência da ARENA, logo teria que ser de responsabilidade da construtora OAS, não do município.

Anúncios