Praça da Matriz

Por: gasometro

dez 31 2009

Tags:, , , ,

Categoria: Centro

Praça da Matriz com a Catedral Metropolitana ao fundo - Foto Cesar Cardia

A Praça da Matriz de Porto Alegre, cujo nome oficial é Praça Marechal Deodoro, está localizada no coração de Porto Alegre, e existe desde os primórdios da capital, quando, ainda em 1773, chamava-se Largo do Palácio ou da Matriz.

Estabelecendo-se lentamente, até 1840 não passava de uma elevação erodida, sem qualquer adorno. Nesta década foram então construídas as primeiras calçadas, e em 1858 seu nome foi alterado para Praça Dom Pedro II, por ocasião da visita do Imperador à capital da província. Logo depois foi instalado um chafariz com estátuas de mármore que simbolizavam os grandes rios da Bacia do Guaiba, hoje transferidos para a Praça Dom Sebastião, e resolveu-se dar início à arborização. Entretanto uma fotografia tomada após 1870 mostra apenas poucas palmeiras.

Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos. Nas suas vizinhanças imediatas encontramos ainda o Solar dos Câmara, o Museu Júlio de Castilhos, a Biblioteca Pública do Estado e a antiga Casa da Junta, hoje o prédio da Casa Civil, todos em edificações históricas.